Fake Busy: Sempre ocupada, mas nunca construíndo algo – Como mudar esse jogo
Vivemos em uma sociedade que valoriza estar ocupado. Ter uma agenda cheia, com mil tarefas e compromissos, é quase um símbolo de status. Mas será que estar ocupado é o mesmo que ser produtivo?
Recentemente, me deparei com o termo “fake busy” – pessoas que parecem estar sempre fazendo algo, mas que na verdade não avançam em direção a nenhum objetivo concreto.
Elas se envolvem em planejamentos intermináveis, reuniões, e mil afazeres, mas, no fundo, não constroem nada de significativo. É como se estivessem em constante movimento, mas sem sair do lugar.
Eu me identifiquei com essa imagem recentemente. Percebi que, por muito tempo, me mantive ocupada, cheia de ideias e planos, mas sem colocar nada em prática de fato. Estava sempre preparando o terreno, mas nunca plantando as sementes. Meu potencial estava estagnado. Eu tinha a capacidade de fazer muito mais, mas me sabotava, ocupando-me com atividades que não me levavam a lugar nenhum ou iniciava projetos e não mantinha a constância.
E foi essa consciência que me motivou a criar este blog. Este é o meu primeiro passo para sair da estagnação e realmente começar a construir algo significativo.Quero deixar de ser "fake busy" e começar a usar meu tempo e energia para realizar aquilo que realmente importa.
E como deixar de lado o fake busy e realmente ter ações direcionadas e concretas?
Esse é um caminho que ainda estou trilhando, mas existem estratégias que têm me ajudado bastante:
1. Autoconhecimento e Clareza
Faça um raio-x do seu momento atual e daquilo que deseja mudar:
• O que quero alcançar em minha vida?O que é importante para mim?
• Onde estou e quão perto estou de onde quero estar?
• Quais atividades diárias mais contribuem para os meus objetivos?
2. Planejamento Focado
Entenda os passos que você precisa tomar e quais são os obstáculos que te atrapalham no caminho. Use ferramentas como listas de tarefas, aplicativos de gerenciamento de tempo ou até mesmo um planner físico para organizar suas prioridades e ações.
*Indicação de ferramenta de organização incrível para você: Glow up Club.
3. Ações Consistentes
Evite fazer muitas tarefas de uma vez. Concentre-se em uma tarefa e passe para outra quando terminar. Defina níveis de prioridade para as suas tarefas, começando sempre pelo que é mais importante e impactante.
4. Monitorar e Ajustar Progresso
Tenha um caderno ou arquivo onde possa documentar e monitorar suas atividades realizadas. Isso mostrará seu desempenho e ajudará a entender se aquele objetivo ainda faz sentido para você. Revisar o progresso regularmente também ajuda a ajustar o rumo quando necessário.
5. Estabeleça um Compromisso com Você
Entenda que, se você não fizer o que precisa ser feito de verdade, ninguém fará por você. Você pode ter um potencial enorme, mas se não usá-lo, ele não serve de nada. Comprometa-se com suas metas e valores.
E você, já parou para pensar se está apenas ocupado ou se está realmente progredindo em direção aos seus objetivos?
Compartilhe sua experiência nos comentários, e vamos juntos nessa jornada de transformação!
:)